Chamada para dossiê temático “Violência de gênero: estudos sobre a realidade brasileira e implicações do sistema de justiça”. Prazo para submissão: 25/10/2020

2020-01-20

1. Informações gerais

1.1. Cronograma:

a) Data do lançamento da Chamada: 25/11/2019

b) Data limite de submissão de propostas: 25/10/2020

c) Divulgação dos resultados: 10/11/2020

1.2. Público: Serão aceitas propostas de profissionais das diversas áreas, docentes e pesquisadores(as), que tenham produção técnica e científica que tratem de temas relacionados a abordagem interdisciplinar no campo da justiça e suas interfaces com as políticas públicas, o sistema de garantias de direitos e a sociedade, em âmbito nacional e internacional.

1.3. O dossiê “Violência de gênero: estudos sobre a realidade brasileira e implicações do sistema de justiça” será publicado na Revista Interdisciplinar Sistemas de Justiça e Sociedade em sua plataforma online.

1.4. Organização do dossiê:

Sônia Maria Amaral – mestre em Ciências Jurídicas e em Políticas Públicas; juiza titular da 10ª Vara Cível da Comarca de São Luis.

 

2. Requisitos a serem observados

2.1. Os(as) proponentes deverão realizar o seu cadastro no site da Revista Interdisciplinar Sistemas de Justiça e Sociedade.

2.2. Baseado nas normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para apresentação de artigos em publicações periódicas científicas, o dossiê receberá:

a) Artigos: relatos de pesquisa científica, máximo de 18 (dezoito) laudas;

b) Estudo teórico: análises de constructos e conceitos teóricos, máximo de 18 (dezoito) laudas;

c) Relatos de experiência profissional, com estudos de caso, discussão teórica e exposição de métodos de intervenção, máximo de 15 (quinze) laudas;

2.3. As condições para submissão e as diretrizes para autores(as) da Revista Interdisciplinar Sistemas de Justiça e Sociedade deverão ser observadas.

2.4. Os temas devem apresentar originalidade, atualidade, relevância social e consistência teórica e empírica.

 

3. Admissão dos textos, análise e julgamento

3.1. Os textos serão submetidos pela página da Revista Interdisciplinar Sistemas de Justiça e Sociedade. O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão dos trabalhos destinados ao dossiê, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

3.2. Como parte do processo de submissão, os(as) autores(as) verificarão a conformidade da submissão em relação a todos os itens definidos na revista. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos(às) autores(as).

3.3. Serão selecionadas pela equipe Editorial da Revista Interdisciplinar Sistemas de Justiça e Sociedade entre 8 (oito) e 12 (doze) textos a serem publicadas no dossiê “Violência de gênero: estudos sobre a realidade brasileira e implicações do sistema de justiça”.

3.4.Os artigos recebidos serão enviados a pareceristas, sendo o processo de avaliação realizado na perspectiva "duplo-cega". A equipe editorial da revista orientará e apoiará esse processo avaliativo e se responsabilizará pela decisão final em relação aos textos aprovados.

3.5. A ESMAM e a equipe editorial da Revista Interdisciplinar Sistemas de Justiça e Sociedade promoverão evento de lançamento do dossiê “Violência de gênero: estudos sobre a realidade brasileira e implicações do sistema de justiça”, podendo ser este um seminário ou um colóquio.

3.6. Para divulgação da publicação, serão utilizadas plataformas, redes e grupos de pesquisa no Brasil e no exterior, bem como as estratégias de comunicação institucional e social da ESMAM.

 

São Luís, 25 de novembro de 2019

 

Desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho

Diretor da Escola Superior da Magistratura

 

Prof. Dr. Douglas de Melo Martins

Magistrado

Editor Gerente da Revista Interdisciplinar Sistemas de Justiça e Sociedade