O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os trabalhos submetidos a esta revista serão originais e inéditos e, caso estejam também sob avaliação de outro periódico, os(as) autores(as) enviarão justificativas pela seção "Comentários ao editor".
  • É necessário que os(as) autores(as) estejam cadastrados(as) no sistema desta revista, para submissão de trabalhos.
  • Todos os dados de identificação dos(as) autores(as) serão redigidos diretamente nos campos da página de cadastramento no sistema (nome completo do/a autor/a ou autores, endereço postal, telefone, ORCID ID, e-mail) e uma breve descrição do currículo, no máximo três linhas, que deve conter e titulação e filiação institucional. Esses dados não devem constar do arquivo editável.
  • A Revista Interdisciplinar Sistemas de Justiça e Sociedade aceita, em fluxo contínuo, a submissão de trabalhos inéditos em português, inglês ou espanhol. Entretanto, os textos em inglês e espanhol não serão traduzidos.
  • Os trabalhos submetidos deverão apresentar Título/Title, Resumo/Resumen/Abstract, e entre 3 (três) e 5 (cinco) Palavras-chave/Plabras clave/Key worlds em português e uma língua estrangeira (espanhol ou inglês).
  • A Revista Interdisciplinar Sistemas de Justiça e Sociedade publicará artigos de autores(as) com graduação, especialização, mestrado ou doutorado.
  • Os artigos traduzidos e considerados relevantes serão publicados pela Revista Interdisciplinar Sistemas de Justiça e Sociedade somente com a autorização dos(as) autor(as) e com a anuência da revista na qual foi originalmente publicado.
  • Todos os textos enviados serão submetidos à “avaliação cega pelos pares” de pareceristas Ad hoc indicados(as) pela equipe editorial da Revista, cujas áreas de atuação sejam pertinentes ao conteúdo dos trabalhos enviados. No momento de envio a pareceristas, a autoria será suprimida dos arquivos digitais, com a finalidade de buscar anonimato (da autoria) e a isenção (de pareceristas) na avaliação.
  • Os(as) autores(as) são responsáveis pela revisão ortográfica, gramatical e padronização do seu texto, conforme as normas da ABNT vigentes, antes da submissão à Revista Interdisciplinar sobre Sistemas de Justiça e Sociedade.
  • Os(as) pareceristas e o corpo editorial da Revista Interdisciplinar Sistemas de Justiça e Sociedade, quando necessário, poderão sugerir alterações a autores(as);
  • Ao serem submetidos à avaliação da Revista, os trabalhos serão acompanhados de Declaração de Ineditismo dos(as) autores(as).
  • Ao serem aprovados pelos(as) pareceristas, os trabalhos serão, obrigatoriamente, acompanhados por Termo de Cessão dos Direitos de Publicação à Revista Interdisciplinar Sistemas de Justiça e Sociedade pelos(as) autores(as).
  • Os(as) autores(as) darão créditos às instituições de apoio e agências financiadoras que, eventualmente, tenham apoiado por meio das quais os textos foram elaborados.
  • Os trabalhos publicados na Revista Interdisciplinar Sistemas de Justiça e Sociedade poderão ser publicados posteriormente em outros formatos, desde que constem os créditos à revista.
  • A Revista Interdisciplinar Sistemas de Justiça e Sociedade é uma publicação acadêmica, sem fins lucrativos, portanto, os(as) autores(as) devem estar cientes de que não haverá remuneração financeira pela publicação de seus trabalhos.
  • O corpo editorial da Revista Interdisciplinar Sistemas de Justiça e Sociedade se encarregará de informar a autores(as), por e-mail, a respeito da decisão sobre o aceite, ou não, de seus trabalhos. Diante da eventual negação para publicação dos trabalhos submetidos, não caberá recurso; nesses casos, as pessoas interessadas poderão realizar a submissão de outro trabalho.
  • Ao enviarem trabalhos para análise e possível publicação pela Revista Interdisciplinar Sistemas de Justiça e Sociedade, os(as) autores(as) se responsabilizarão pelos conteúdos dos seus textos, concordando com estas regras estabelecidas para submissão.
  • Os casos não previstos nesta norma serão analisados pelo corpo editorial da Revista Interdisciplinar Sistemas de Justiça e Sociedade.

Diretrizes para Autores

Formatação das submissões

As orientações para elaboração do artigo são baseadas na sequência normalizada e apresentação dos seus elementos nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Foro Nacional de Normalização, que norteia as normas técnicas brasileiras de acordo com os padrões recomendados pela Organização Internacional de Normalização - ISO. A norma ABNT NBR 6022:2018 – Informação e documentação – Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação, bem como formatação estética da publicação deve guiar todo o texto.

1 - Todos os trabalhos submetidos à Revista Interdisciplinar Sistemas de Justiça e Sociedade deverão apresentar o seguinte formato: papel tamanho A4; margens esquerda e superior 3,0; Direita e inferior 2,0; fonte Times Roman; letra tamanho 12; citação longa com mais de três linhas letra tamanho 10; espaçamento 1,5 entre linhas no texto e 1,0 nas citações longas, referências; formato do arquivo em .doc, .docx, .rtf e .odt.

2 - Os Resumos/Resumen/Abstracts dos artigos deverão apresentar até 250 palavras, em português e em língua estrangeira (espanhol ou inglês).

3 - Os artigos, artigos traduzidos e ensaios devem apresentar Palavras-chave/palabras clave/key words, em português e língua estrangeira (espanhol ou inglês).

4 - Quanto ao número de páginas: relatos de pesquisa científica (máximo de 18 laudas); estudo teórico, análises de constructos e conceitos teóricos (máximo de 18 laudas); relatos de experiência profissional, com estudos de caso, discussão teórica e exposição de métodos de intervenção. (máximo de 15 laudas).

Estrutura do trabalho

Ao elaborar seu texto para submissão, serão observadas as Normas da ABNT (em vigor), no que se refere à correta normalização de artigos, traduções, ensaios, entrevistas e resenhas, como também a correta citação de autores, elaboração de referências e demais aspectos normativos do texto acadêmico.

1 - Os trabalhos obedecerão à seguinte sequência: Título/Title (em caixa alta e em negrito), Nome do autor alinhado à direita da página em negrito, seguido da titulação e vínculo institucional e logo abaixo seu e-mail (opcional).

2 - Após a identificação, constarão: Resumo e Palavras-chave (português); Resumen e Palabras clave (espanhol); Abstract e Key words (inglês).

3 - Após resumos e palavras-chave nos três idiomas, constarão o texto e a referência.

4 - As notas de rodapé serão inseridas ao final de cada página mencionada, observando as Normas ABNT (versão atual), não devendo ser usada para fazer a referência.

5 - As notas de rodapé, de caráter explicativo, devem ser sucintas e limitarem-se ao esclarecimento de algum conceito ou conteúdo relevante que não pôde ser incorporado ao texto.

6 - O artigo deverá trazer, na parte pós-textual, a lista de referências de acordo com norma ABNT (versão em vigor), constando o que efetivamente foi utilizado no texto.

7 - As citações textuais de outros(as) autores(as), até três linhas, devem ser colocadas no corpo do texto entre aspas, sem itálico.

8 - As citações textuais de outros(as) autores(as), com mais de três linhas, serão apresentadas com recuo de 4 cm à esquerda no texto, com letra tamanho 10 e espaço simples.

9 - O sistema de chamada, para indicação de autoria em citações, será "autor-data".

10 - Quanto a Tabelas, Quadros, Gráficos e Figuras: deve-se observar o padrão ABNT de normalização (versão em vigor), com numeração em sequência, encabeçadas por título e legendas informando a fonte dos dados apresentados; as imagens serão aceitas somente nas seções até o número de 05 imagens, por trabalho, devendo apresentar alta resolução e em arquivo separado; tais imagens devem ser numeradas, conter legendas e autoria, sendo os(as) autores(as) responsáveis por providenciar a declaração de Direito de Publicação de Imagem para todas as imagens utilizadas, informando que a Revista tem autorização para publicação delas; os(as) autores(as) deverão indicar, nos textos, onde as imagens devem ser inseridas.

Periodicidade
Periódico quadrimestral

Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

Declaração de Direito Autoral
Os trabalhos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Interdisciplinar sobre Sistemas de Justiça e Sociedade.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados na Revista Estudos Interdisciplinares Justiça e Sociedade serão usados exclusivamente para os serviços prestados por sua publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.